Rouquidão

Quais são as causas mais comuns de rouquidão?

- Uso inadequado da voz (como falar alto ou por muito tempo sem descanso) - Nódulos vocais (os famosos “calos”, decorrentes do uso inadequado) - Infecções da via aérea superior (rinossinusites, faringites, laringites) - Refluxo gastroesofágico e faringolaríngeo (retorno de conteúdo ácido para a laringe) - Tabagismo (que leva ao ressecamento e inchaço das cordas vocais) Além dessas, existem várias outras causas, inclusive algumas mais graves, que devem ser prontamente identificadas e tratadas.

Como cuidar da voz?

Existem algumas medidas que podem, de forma geral, ajudar no cuidado com a sua voz. São elas: - Evite forçar muito a voz (falar por muito tempo ou muito alto, gritar, sussurrar), pigarrear, álcool e cigarro - Faça repouso vocal após uso excessivo da voz - Hidrate-se - Faça o tratamento de condições possivelmente associadas (por exemplo refluxo e rinite)

O que são os calos das cordas vocais?

Os famosos “calos” vocais na verdade são chamados de nódulos vocais. São lesões benignas de origem fonotraumática, ou seja, decorrem de abuso vocal de forma frequente e incorreta. O principal sintoma é a rouquidão, e o diagnóstico é feito por exame de videolaringoscopia, a partir do qual conseguimos ver as lesões nas cordas vocais. É mais comum em mulheres e crianças, principalmente em indivíduos que usam bastante a voz, seja por lazer ou como parte do trabalho (como cantores, professores e telefonistas). O tratamento indicado a princípio é a fonoterapia, e geralmente tem ótimos resultados.

Siga-nos