TONTURA

Existe mais de um tipo de tontura?

Sim! A tontura pode ter várias apresentações e causas. As sensações mais 
comumente descritas são vertigem, desequilíbrio, flutuação, escurecimento visual, desorientação, instabilidade, cabeça oca/vazia, sensação de desmaio..

Por que é importante de fazer o correto diagnóstico da sua tontura?

São muitas as possíveis causas da tontura, e o tratamento de cada uma delas é diferente. 
Assim sendo, diagnóstico correto leva ao tratamento mais adequado.

Quais as possíveis causas de tontura?

Vertigem posicional paroxística benigna (VPPB), neurite vestibular, 
enxaqueca ou migrânea vestibular, labirintopatias metabólicas e hormonais, 
tontura cervical proprioceptiva, tontura/vertigem vascular cinetose, síndrome do 
desequilíbrio do idoso, vertigem recorrente da infância, doença de Ménière, tontura 
postural percentual persistente, paroxismia vestibular, fístula labiríntica, 
deiscência de canal semicircular superior, barotrauma, entre outras…

Por que tratar a tontura?

A tontura pode levar a grandes prejuízos na qualidade de vida, gerando medo de sair de casa e restrição das atividades, e ainda levar a situações de risco como quedas e fraturas.

O que fazer em uma crise de tontura?

Se é a primeira vez que você tem uma crise de tontura, deve procurar atendimento médico para avaliação o quanto antes. Assim é possível descobrir o que está ocasionando a tontura e realizar o tratamento adequado para a causa. E se você tem episódios recorrentes, o seu médico vai explicar o que fazer dependendo do motivo da tontura. Porém, existem algumas medidas gerais que ajudam a atenuar o sintoma até a consulta. - Fique calmo - Sente-se para evitar quedas - Evite ficar se movimentando ou mexendo/rodando a cabeça - Mantenha os olhos abertos e fixos em algum ponto - Evite alimentos pesados para não agravar o mal-estar Evite a automedicação! Alguns remédios podem atrapalhar ao invés de ajudar!

O que é o labirinto?

O labirinto é a parte mais interna da orelha. É o órgão sensorial responsável pela audição e pelo equilíbrio. Divide-se em duas porções: A parte mais anterior é a cóclea, estrutura em forma de caracol cuja função é receber os estímulos sonoros do ambiente e transmitir essa informação para o cérebro. Já a parte posterior é formada pelo vestíbulo e pelos canais semicirculares, sendo esse conjunto capaz de informar sobre os movimentos da cabeça e sua posição no espaço. Alterações no labirinto podem causar perda auditiva, zumbido, tontura e desequilíbrio.

Por que a tontura é uma queixa tão frequente em idosos?

Uma das principais razões é que o próprio processo de envelhecimento pode levar a um prejuízo das funções do nosso corpo relacionadas ao equilíbrio. Outro motivo é que algumas doenças do labirinto são mais comuns nessa faixa etária, principalmente a VPPB (a “doença dos cristais”). Porém existem vários outros fatores que estão associados ao surgimento desse sintoma, como o aparecimento de doenças sistêmicas (relacionadas à parte metabólica, circulatória, neurológica e osteomuscular, por exemplo) e o uso de medicamentos que podem apresentar tontura como efeito colateral. Inclusive, a tontura no idoso geralmente é multifatorial, ou seja, gesses facilitadores aparecem juntos!

Criança também pode ter tontura?

Sim! São várias as possíveis causas de tontura na infância, por exemplo: - Inflamação no ouvido com acúmulo de secreção - Erros alimentares (exemplos: abuso de açúcar ou gorduras, períodos prolongados de jejum) - Exposição excessiva a telas - Enxaqueca e VPBI (Vertigem Postural Benigna da Infância) - Trauma na cabeça Muitas vezes, porém, a criança pode não relatar que está tendo tontura, até mesmo porque não entende o que sentindo. Podemos desconfiar se é comum ela apresentar mal-estar, náuseas, vômitos, desconforto anormal em veículos em movimentos e brinquedos que giram, desequilíbrio, tendência a quedas, dificuldade na coordenação motora,… A tontura pode reduzir bastante a qualidade de vida das crianças, prejudicando as atividades escolares e de lazer, então é muito importante procurar ajuda!

O que é reabilitação vestibular?

A reabilitação vestibular consiste em um tratamento realizado com exercícios personalizados para cada paciente, de acordo com as suas necessidades e particularidades, que visam reduzir os sintomas de tontura e melhorar o equilíbrio corporal.

Siga-nos